quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Fundamentos de Enterprise Resource Planning ERP


Enterprise Resource Planning (ERP) desempenha um papel crítico nos negócios, exigindo que as pessoas tenham uma compreensão geral dos principais componentes de ERP para funcionar bem em qualquer organização. As empresas têm sido a transição para a tecnologia de computador em uma taxa crescente desde o advento do computador de mesa no início dos anos 80. O foco da tecnologia informática no mundo dos negócios sempre foi o de aumentar a produtividade através da gestão da informação. Desde a introdução da Internet e os avanços em tecnologias de rede e software, as empresas devem implementar alguma forma de tecnologia de computador para automatizar tarefas comuns, como o acesso de processamento de texto, contabilidade, Internet e pelos funcionários, para aplicações de software mais avançadas que cobrem toda ou a maior parte de uma organização processos de negócios. Estas aplicações avançadas de software, geralmente conhecidas como ERP, capitalizar a tecnologia de computador e permitir que as empresas têm perspectivas detalhados em uma vasta gama de operações de negócios, permitindo-lhes compartilhar informações rapidamente entre organizações, departamentos e pessoal para uma melhor gestão.

ERP é um termo usado frouxamente descrever principalmente de software, mas engloba hardware e sistemas de software utilizados por uma empresa para coletar, armazenar, recuperar e utilizar os fluxos de informação através de uma empresa. O ERP prazo, portanto, pode se aplicar a um microcomputador único usando um pacote de contabilidade (Quick Books, por exemplo) para acompanhar as vendas, inventário, faturamento e contabilidade, para sistemas mais complexos de ERP que automatizam processos de negócios em toda a cadeia de abastecimento de fabricação, distribuição, serviço, varejo e, em última instância, o cliente, que pode ser tanto a jusante ou a montante na cadeia de abastecimento. Essas habilidades funcionais de ERP são geralmente agrupadas em categorias de software conhecidas como Supply Chain Management (SCM) e Customer Relationship Management (CRM) e pode ser implementado em empresas de pequeno, médio ou grande, usando vários dispositivos de hardware e software. Sistemas complexos de ERP pode ser projetado (hardware e arquitetura de software) para atender grandes corporações multinacionais que usam a Internet, Intranets e Extranets em suas operações comerciais. Um funções Intranet, como a Internet, no entanto, é limitado para a organização e seus usuários e nega o acesso ao público. Uma Extranet, por outro lado, é um mecanismo que permite que as pessoas autorizadas a acessar partes de Intranet de uma empresa (através da Internet) com um nome de usuário e senha. Por exemplo, um fabricante pode permitir que os concessionários para acessar a Extranet para ver produtos e dados de preços, informações sobre propriedade limitado a revendedores autorizados.

ERP é um assunto extremamente complexo melhor compreendida olhando os principais componentes de um sistema de ERP, incluindo hardware, software e principais áreas de preocupação para os empresários e gestores. Ao olhar para estas componentes principais do ponto de vista conceitual, podemos lado o passo jargão técnico que permite uma maior compreensão do propósito de ERP e sua importância nos negócios e no trabalho.

Ferragens

O tamanho de uma organização determina o tipo de equipamento utilizado em um sistema de ERP. Para as pequenas empresas, o componente de hardware de um sistema ERP pode ser um microcomputador ou um único microcomputadores conectados juntos alguns através de uma rede de área local (LAN). No caso de uma pequena rede local, um dos microcomputadores atuaria como um servidor, que é simplesmente um computador dedicado com a principal tarefa de atuar como um armazém de dados centralizado, onde os dados são armazenados. O servidor aceita entradas de dados, processa esses insumos e "serve-se de dados" para outras aplicações de software, ou, oferece saída de várias formas, incluindo informações ecrã, a saída de impressão ou outros tipos de saída digital.

Tipicamente, em grandes ambientes de ERP, uma empresa usará um servidor dedicado, o qual, na maioria dos casos, é de um mini-computador. Mini-computadores têm maior operacional e capacidade de armazenamento que os computadores desktop e pode atender muitos usuários ao mesmo tempo. Os usuários acessam o servidor, quer através de terminais burros (um monitor e teclado) ou de um terminal inteligente (um microcomputador desktop totalmente funcional) em rede para o servidor através de uma rede de área local (LAN). Como o servidor e o novo (ou microcomputadores existentes, conhecidos como sistemas legados) são ligados estabelece as bases para o componente de hardware da arquitetura do sistema. Como estes sistemas estão conectados ao servidor e, entre si, formam a topologia (ou layout) do sistema dentro de uma organização.

Uma das principais preocupações que enfrentam muitas empresas; aquisições de hardware de computador novos, tem uma dupla dimensão: de um lado, é muito importante para a aquisição de estado do equipamento computador arte que não se tornará rapidamente antiquada por alterações na tecnologia, enquanto, por outro lado , tentando fazer a interface mais velhos, os sistemas existentes no sistema ERP. Isto é especialmente importante se os sistemas legados existentes executar muitos processos de negócios, fazendo a transição para o ERP, e integração de sistemas, mais complicado.

Há muitas questões técnicas envolvidas com configurações de hardware, exigindo o conhecimento de Tecnologia da Informação (TI) Especialistas. Usuário operadores de um sistema ERP raramente lidar com estas questões técnicas, têm pouca ou nenhuma relação configurações de sistema e dependem de pessoal de suporte técnico para lidar com questões técnicas, treinamento e suporte.

Em resumo, o componente de hardware de um sistema ERP é comparável ao sistema de esqueleto do corpo humano, é o quadro, ou plataforma, que o software "rides" na e fornece a interface para a interacção utilizadores.

Software

Software ERP abrange a maioria dos processos de negócios e, de acordo com o Departamento de Defesa, EUA Enterprise Solutions Competency Center:

As actividades apoiadas por sistemas de ERP incluem todas as funções básicas de uma empresa, incluindo a gestão financeira, gestão de recursos humanos e operações. Cada vez mais, os fornecedores de ERP estão oferecendo "bolt-on" produtos que fornecem funcionalidades especializadas para aumentar o núcleo, como Planejamento Avançado e Programação (APS) e Customer Relationship Management (CRM) (2007).

ERP projeto de software usa um "melhor negócio práticas" abordagem que ajuda a garantir a precisão dos dados e integridade. Por exemplo, todo o projeto de software de contabilidade obriga os usuários a inserir dados financeiros de acordo com as regras de práticas contábeis geralmente aceites (GAAP) padrões. Este padrão GAAP ajuda a garantir que as demonstrações financeiras e relatórios refletem a verdadeira condição financeira de uma empresa. Software de contabilidade alcança essa conformidade, controlando a entrada de informação financeira para o programa de software. Tipos similares de estritas-padrões utilizados em software ERP em conformidade com as práticas padrão da indústria de negócios em todo o software ERP, incluindo parafuso em produtos. Segundo o autor Jim Welch:

As empresas podem aprender com as lições de implementações anteriores. Muitos programas foram excessivamente focada em funcionalidade em detrimento do desenvolvimento de processos de negócios. Como resultado, os benefícios esperados foram comprometidos ou atrasado. Por outro lado, os melhores desempenhos garantiu que gestão de processos, governança e outros problemas não técnicos foram abordadas adequadamente (2007).

Uma das principais considerações de software ERP é se os processos de uma empresa e práticas estará de acordo com software ERP (melhores práticas de negócio) padrões, sem modificação radical do software. Isso pode, e muitas vezes o faz, significa que uma empresa terá de mudar seus processos de negócio em conformidade com o software, e não o contrário. Isto é prático para uma série de razões: primeiro, modificações de software pode ser custo proibitivo para as pequenas empresas e, segundo, modificações de software pode colocar a integridade dos dados em risco, comprometendo a própria finalidade do ERP. Além disso, modificações de software pode fazer a atualização do software, mesmo com os mesmos fornecedores e aplicação de software (ERP ERP2.0 para 2,1, por exemplo), extremamente complexas e dispendiosas.

Uma das principais considerações na escolha de um sistema de software de ERP é o quão bem os processos de negócio vai caber os melhores padrões de negócios prática de um programa de ERP e integração potencial com presentes e futuras Bolt-on programas. Esta é uma questão complexa, bem fora do escopo deste documento e requer uma análise aprofundada dos pacotes individuais de software no mercado em conjunto com a gerência sênior trabalhando com consultores de TI que representam os fornecedores de software ERP.

Em resumo, o componente de software de um sistema de ERP é o coração de informações de negócios e é comparável ao sistema arterial do corpo humano, os dados fluem através dele, a força vital da organização.

Software Vendors

Os jogadores principais em software ERP são Oracle / PeopleSoft e SAP e ambas as empresas são altamente respeitados na indústria de ERP. Enquanto não são concorrentes, estas duas empresas dominam o mercado com quase 20 bilhões de receita anual combinada, com o Oracle em US $ 10 bilhões e SAP em US $ 9,7 bilhões. Isso não significa que essas duas empresas de software representam a melhor solução de ERP para cada negócio. De fato, um dos elementos mais importantes da aquisição de um sistema ERP é devida diligência para encontrar o software aplicativo certo para o negócio, ou, de acordo com Dustin Alexander da Global Shop Solutions, "você não pode investir muito tempo no processo de avaliação "(2007).

A seleção do componente de software (s) de um sistema de ERP é uma das questões mais importante diante de um negócio, considerando uma implementação de ERP. A maioria das empresas não tem a equipe de TI para supervisionar e gerir todo o processo de aquisição, o que exige uma gestão cuidadosa análise de muitos ângulos diferentes para salvaguardar o investimento em TI. Dependendo do tamanho e escopo da aquisição do ERP, a empresa pode esperar para recorrer a profissionais de fora para realizar uma série de análises, incluindo viabilidade, processos de negócios e vendedor / software de desempenho. A implementação de uma solução de ERP em uma organização é uma ciência profunda exigindo o melhor de negócios e de TI mentes, trabalhando juntos para ajudar a garantir o sucesso do projeto em um amplo espectro de questões. Entre essas questões estão funcionalidade, eficácia, utilidade e facilidade de utilização com um olho nos custos de aquisição, implementação faseada, a formação, a transição de processos, e desenvolvimento em curso que atinge as metas e objetivos da organização.

Top Questões de negócio

Há muitas questões importantes para um negócio considerando a implementação de ERP e de gestão deve realizar diligência durante todo o processo para proteger contra falhas do sistema. Projetos de sucesso começam com um plano bem escrito detalhando cada etapa do processo de aquisição de uma maneira as pessoas podem entender de modo que a administração possa tomar posse do projeto e os trabalhadores irão usar o sistema. Entre essas questões estão as negociações do contrato abrangendo hardware e software, licenciamento de software acordos, modificações, upgrades, pessoal técnico de apoio, serviço, treinamento e assistência em transição e processos. Além disso, a empresa deve estabelecer um modelo de governança para controlar todos os aspectos de uma implementação de sistemas ERP, com ênfase na transição de processos de negócios que atendam às necessidades organizacionais e manter a missão empresarial na vanguarda.

Conclusão

Pequenas, médias e grandes empresas utilizam tecnologia de computador para gerenciar suas operações de negócios e dinamizar os fluxos de dados para uma melhor gestão do negócio. As aplicações de negócios pode ser tão simples como a utilização de livros rápidas para gerenciar o faturamento, inventário e outros processos financeiros, ou sistemas muito complexos conhecidos como Enterprise Solutions. Sistemas ERP pode abranger departamentos ou organizações e usar uma variedade de configurações de hardware e software para apoiar e automatizar operações de negócios. Entre os sistemas mais complexos, o uso de microcomputadores, servidores, sistemas operacionais e software de suporte a Internet, intranets, extranets, redes locais (LANs) e redes de longa distância (WANs) para se comunicar e compartilhar dados entre departamentos e organizações.

ERP é um tema complexo, mas compreensível, que desempenha um papel enorme e crescente no mundo dos negócios e do governo, exigindo que as pessoas tenham uma maior perspectiva para esta tecnologia e aplicação no local de trabalho. Os três componentes principais de um sistema de ERP são hardware, software e as pessoas que operam. A coisa importante a lembrar é que o ERP é altamente técnico, e nenhuma pessoa tem todas as respostas quando se trata de implementação de sistemas ERP. A fim de garantir o sucesso de implementação de ERP em empresas de grande qualificado muitos, e os profissionais de TI devem trabalhar em conjunto através de uma variedade de disciplinas para maximizar o potencial para uma transição suave para uma empresa digital.

Bibliografia

Alexander, D. (2007, 26 de setembro). "O que é ERP-Get ERP certo da primeira vez." Retirado 26 de setembro de 2007, a partir de Soluções Global Shop:

Welch, J. Dmitry, Kordysh. (2007). "Sete Chaves para o Sucesso ERP". Strategic Finance, 89 (3), 40-47,61. Retirado 26 de setembro de 2007, a partir de ABI / INFORM banco de dados global. (ID do documento: 1339921401).

Unkown. (2007, 12 de junho). Visão geral do ERP. Retirado 15 de setembro de 2007, a partir de Enterprise Solutions Competency Center:

2007 Jim Hart, Todos os Direitos Reservados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário