terça-feira, 30 de outubro de 2012

O custo real de plataforma fechada do iPhone


Até agora você está sem dúvida consciente de plataforma fechada da Apple OS X disponível no iPhone, impedindo software de terceiros que está sendo criado para o dispositivo. Na verdade, você pode ser encorajado pelo fato de que o dispositivo vai oferecer títulos de software futuras através das lojas amigáveis ​​iTunes. No entanto, o que você não pode também perceber é que a Apple está fechando a porta em termos de uma paisagem software variado e diversificado para a sua querida tecnológica.

A Apple está dando um grande golpe para a indústria de software móvel como um todo. Ao promover o software como um recurso de hardware, a empresa poderia perpetuar uma suposição de que o software não é mais uma entidade separada de um dispositivo móvel, deixando os consumidores com a percepção de que os fabricantes de hardware são os únicos fornecedores de alta qualidade, títulos compatíveis. Quase traz de volta aos velhos tempos de Mac vs Windows.

Enquanto o Mac vs Windows na plataforma PC, foi parcialmente aliviada quando a Apple permitiu títulos do MS Office e janelas para executar simultaneamente com o OS X, não há fim à vista para a previsível hording da Apple de direitos de desenvolvimento de software. De hoje Wall Street Journal, o CEO da Apple, Steve Jobs afirmou que "O iPhone é a plataforma de software mais sofisticado já criado para um dispositivo móvel." Acrescentando, "Nós achamos que recursos de software são onde a ação será nos próximos anos."

Esta "ação" certamente vai significar aumento de receita para a Apple e diminuição de opções para os consumidores. Eu também mencionar um pouco algo chamado Microsoft Exchange? Porque sem ela, você não será capaz de cumprir eficazmente as tarefas de trabalho em conjunto com o software da Microsoft baseada em seu escritório mais provável é executado. E quanto a você e-mail e telefone chamar apenas as pessoas, boa sorte para conseguir o departamento de TI para permitir usar o IMAP para e-mails confidenciais da empresa.

O custo real de plataforma fechada da Apple não vai ser imediatamente aparente. Na verdade, ele não pode ser imediatamente impactante. No entanto, a indústria de software móvel será abordado um revés significativo se a Apple é capaz de mudar a percepção do consumidor com o pensamento de que o software é um componente exclusivo do hardware em que ele é executado. Quando, na realidade, software móvel é, e deve ser, a sua própria entidade separada de qualquer determinada linha de produto ou de hardware.

Se isso é permitido acontecer, a diversidade eo número de títulos de software disponíveis lentamente vai diminuir até que estamos mais uma vez, muito parecido com o Mac cedo e guerras Windows, amarrado a um conjunto específico e solitário de aplicações com base em qual dispositivo se compra. Se bem me lembro, o Mac era na extremidade curta da vara em termos de aplicações e software naqueles dias. E mesmo que a Apple previu 10 milhões de unidades vendidas parece um número enorme, ainda é apenas uma fração do mercado de dispositivos móveis com Blackberry e Windows Mobile telefones inteligentes tanto eclipsando meta de vendas da Apple várias vezes. Assim, a Apple terá que criar algumas aplicações muito fortes, a fim de competir com os milhares de desenvolvedores em todo o mundo que trabalham para criar software para a plataforma Windows Mobile....

Nenhum comentário:

Postar um comentário