quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Organizações chave em Software Livre e de Código Aberto - Microsoft


Microsoft Corporation é uma empresa de software americana, mais conhecida por seu sistema operacional Microsoft Windows e Microsoft Office, software de escritório suíte. Nos últimos anos a empresa tem diversed em publicação na Internet e consolas de jogos de vídeo, entre outros campos. A empresa foi fundada originalmente em 1975 e está sediada em Redmond, Washington.

Microsoft está listada na NASDAQ sob o ticker MSFT, e emprega 76.539 pessoas em 2007. A empresa teve um faturamento de mais de 51,1 bilhões dólares americanos EUA, e lucro líquido de mais de EUA 14000000000 dólares a partir de 2007.

Historicamente, a Microsoft não tem sido popular com todos os setores da comunidade de código aberto. Este é, em parte, por razões históricas, e em parte porque a Microsoft é vista por alguns como sendo contrário aos objetivos e valores do movimento open source. Além disso, algumas figuras proeminentes da empresa ter feito alguns comentários negativos sobre código aberto em geral, bem como o sistema operacional Linux em particular - por exemplo, Steve Ballmer, uma vez famosamente descreveu o GPL como "um câncer", ea empresa também fez vários fez alegações sobre possíveis violações de patentes em Linux.

Apesar disso, a Microsoft tem, de facto, envolvidos em algum código aberto, atividades. A Microsoft ainda enviado algum software sob a licença GPL (Microsoft Services for UNIX), e outro software sob a CPL (Windows Installer XML - "Wix"), que é um aprovada pela OSI licença de código aberto.

Atividades abertas fonte da Microsoft têm sido amplamente realizada como parte da empresa "Shared Source" iniciativa. Esta iniciativa é um termo genérico que engloba uma série de projectos, incluindo a abertura da fonte de alguns programas, tornando o código de outros programas, fonte disponível para visualização somente sob forma justa licenças restritivas e desenvolver acordos de direitos autorais novas licenças (alguns dos quais poderão, eventualmente, ser certificadas como reunião Definição da OSI Open Source, enquanto outros permitem a visualização do código fonte, mas não a edição, e apenas em condições restritivas)....

Nenhum comentário:

Postar um comentário